Estamos entrando na época Natalina.
Poderia passar sem dizer palavra sequer sobre este assunto, já que para mim trata-se de uma festa religiosa.
Todavia, em meio a tanta informação, vejo uma ignorância absoluta, principalmente no "fiel", imerso em práticas da qual não conhece a origem e quem dirá o significado.
Neste dias tenho me perguntado de que Cristianismo estamos falando?
Vejo comentários sobre comida, bebida, passeios, encontros familiares, tempos de celebração e perdão... sem a menor coerência com o que e de fato se sabe e pratica em tais dias.
Como festa religiosa, o que propõe, o Natal para os praticantes de religiões que o celebram?
No emaranhado da vida vejo gente que nunca leu um livro religioso. Não fez nenhum voto nem contrato de lealdade com nenhuma religião, mas que dá pitaco no que comer não comer, beber não beber, na festa natalina da família que nunca se encontra porque, caso o faça, não sabe conviver pacificamente.
Alguém, por acaso, pode me explicar que barafunda é essa e qual o objetivo real disso ser perpetuado ano após ano?
Verdade mesmo é que o óbvio incomoda.
A obrigação do conviver, do social, do "sempre unidos" na cômoda zona da hipocrisia...
Tudo se faz, ano após ano, para continuar tudo do mesmo jeito.
E Jesus Cristo lá, crucificado para todo o sempre por alguns, desconhecido de quase todos e bode expiatório dos que se usam desse engodo para continuar nesse nauseante estado de ignorância.
Sim, sou crente, tenho que ser, minha natureza o exige... creio do meu jeito, sigo minhas intuições e acredito nas leis universais... Creio em todos os líderes religiosos que já viveram, a seu modo fizeram o melhor que puderam, e muito mais que eu, que mal consigo estudar para saber da verdade,. Abomino, os usurpadores, charlatães e imorais que usam da falta de ética para enredar os que ainda não tem consciência da verdade universal.
Há religiões Cristãs que não celebram Natal a esse modo. Há religiões Cristãs que não concordam nem com a data do Natal. Há, há práticas que nem sequer fazem sentido no terrítório onde são celebradas... neve, Papail Noel de roupa vermelha e quente... Já que Jesus nasceu e viveu foi no oriente, no calor usou túnica...sem entrar em méritos de raça e cor de pele porque vira um interminável bafafa de hipocrisias e preconceitos... E, por ai vai...
Quem está por detrás deste Cristianismo?
Isso tudo é meramente humano? Pode a inteligência humana engendrar tantos contraditos?
Mais que isso: desejaria saber quem ganha com tudo isso? O que ganha? Para que?
Não estou criticando ninguém que siga, goste, pratique, queira que continue... tal, e tal. Estou cá com meus botões fazendo perguntas sobre o que eu mesma vivencio já que num dado momento perguntei-me porque faço tudo isso? Não vou citar autores, referências e tal porque isso é comigo. Tenho esse direito e quero exercê-lo.
Continuarei questionando até que uva passa, mais que gostosa e saudável, faça sentindo no Natal já que a safra de uva começa em janeiro... Até que me expliquem a bebida alcóolica numa celebração religiosa (inclusive a da comunhão...) já que a embriagues é um 'pecado'?
E por aí seguirei... já que tenho muitas perguntas mas aqui decidi pensar o Cristianismo... muito simploriamente, claro.
